Menu

7 – A Iniciação e as Provas

2 de março de 2016 - Fase B

Tema nº. 7 – A Iniciação e as Provas.

tema sete fase b

Tanto a Iniciação quanto as Provas não são aqui no mundo físico. Quem recebe a INICIAÇÃO não somos nós, a Legião, mas sim o ÍNTIMO, nosso Real Ser; pois há tantos Pais nos Céus, quanto homens na Terra. A verdadeira e única INCIAÇÃO do Loja Branca é recebida nos Mundo Internos, na quinta dimensão, em grande cerimônia preparada para os Íntimos que lograram impulsionar suas mônadas até este grande evento cósmico. Como dissemos em lições anteriores, a Iniciação se dá quando após havermos despertado o Kundalini, a Serpente Ígnea dos mágicos poderes, fazemo-la chegar até a raiz magnética do entrecenho. É obvio que a Loja Branca não nos dá nada de graça e, tampouco, dá poderes àqueles que não tenham capacidade para exercê-los. Neste sentido, o parâmetro de capacidade é a pureza interior conquistada em nós mesmos de fato. Perguntareis: como se mede a pureza de uma pessoa? A resposta é categórica: Provando-a. Daí nos deparamos com as Provas.

As Provas são dadas a todo instante, durante todo o desenvolvimento esotérico do inciando e do Iniciado.

Para se poder mensurar com maior precisão o grau de pureza do discípulo, a Loja Branca aplica sempre as provas no mundo Astral, onde lhes é possível criar situações particularmente propícias. Durante estas provas o discípulo tem a consciência despertada pelas Hierarquias da Loja Branca, para que se sinta atuando como se atuasse aqui no mundo físico, porém, vivenciando situações específicas, as quais servem para medir o real nível do ser do provado, mirando determinados eus, aos quais se queiram medir. Essas provas servem, tal qual como as aplicam as escola aqui do mundo físico, para nos qualificar para receber novos ensinamentos. Também servem para saber se somos dignos de recebermos esse ou aquele poder.

Antes de despertarmos o Kundalini, ou seja, antes recebermos a Primeira Inciação seremos testados no mundo astral de todas as maneiras, a respeito de tudo. Todos os tipos de eus são medidos. Somente os dignos podem passar por todas essas Provas. A CHAVE PARA NÃO PERDERMOS AS PROVAS É MORRER DE INSTANTE EM INSTANTE, DE MOMENTO EM MOMENTO.

 

O GUARDIÃO DO UMBRAL

 

A Prova do Guardião do Umbral é uma das primeiras que se nos aplicam. O guardião do umbral é a personificação de todos os nossos eus, que de maneira nenhuma querem morrer. No Astral ele se apresenta como um gigante terrível, um monstro. No plano astral somos despertos por instantes, e eis que aparece para nos atacar ferozmente a nossa própria Besta Astral. O objetivo desta prova é ver se realmente queremos lutar contra o nosso Ego – que nós mesmos criamos – que muitas vezes nos amedrontam e escravizam e nos fazem sofrer, mas também muitas vezes nos agradam. Caso o discípulo não passe nesta prova a primeira vez que se lhe aplicam, lhe será aplicada mais uma vez. Caso não passe na segunda, ser-lhe-á aplicada uma terceira vez. Porém, se não passar desta vez, o neófito estará fora da senda , ao menos nesta encarnação.

Durante o trajeto na Primeira Montanha haverá ainda mais duas provas do Guardião do Umbral. Trata-se, não obstante, dos Guardiões do Umbral do Mundo Mental e o do Mundo da Vontade, o terrível Demônio da Vontade-Perversa.

Cumpre salientar que o referido monstro tem grande poder hipnótico, característica fundamental do órgão kundartiguador, a cauda de satã; por isso para se passar nestas provas o neófito deverá se atirar para cima dele com toda gana, a fim de não mais se deixar ser dominado por ele. Aqueles que perdem definitivamente esta prova são cativos da Legião.

 

PROVA DOS QUATRO ELEMENTOS

 

Na Prova do Fogo nos testam a Serenidade e a Paciência.

No Astral somos injuriados, insultados, irritados e se reacionarmos, seja com ira, ironia, falta de paciência, etc. perdemos a Prova.

Esta prova se nos aplicam várias vezes, sempre que necessário, independentemente de termos passado bem por ela anteriormente ou não. Como dissemos em linhas acima, somente mediante a morte em marcha de momento em momento de instante em instante, desde os eus incipientes aos mais enraizados, será possível sairmos bem nestas provas. Ninguém sabe o dia e a hora em que no-las vão aplicar. Deste modo, a única maneira de nos prepararmos para elas é morrendo em nós mesmos, até conquistarmos esse estado interior: serenos e pacientes. Com isso cumpriremos os mandamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo: “perdoar a todos, setenta vezes sete vezes”; “amar nossos irmão como a nós mesmos”; “se alguém nos bater, daremos a outra face”; “se nos pedirem o manto, daremos o manto e algo mais”; etc.

Nas Provas do Ar nos arrojam ao ar e se nos desesperarmos, perdemos a prova.

É interessante salientar, com o único intuito de fazer compreender melhor tais provas relacionadas ao elemento Ar, o fato de que quando um discípulo ou iniciado ri desenfreadamente no mundo astral é lançado ao Ar.

A adaptação a situações novas e inesperadas é o que nos testam nas Provas da Água. Sobretudo as diversas formas de adaptação aos Meios Sociais. Testam-nos o orgulho, o equilíbrio, etc.

Os discípulos se podem ver até mesmo no fundo do mar e têm que se adaptar a isso. Caso não haja o desespero, etc. o discípulo passará a prova.

Nas Provas da Terra nos testam para saber como estamos agindo sobre pressão. Testam-nos também, para saber se estamos aceitando as adversidades da vida, etc.

Vê-se o discípulo entre duas montanhas que se fecham sobre ele. Caso tema, se desespere ou tenha desejo de largar tudo o discípulo terá perdido a Prova.

Não somente as provas do fogo são nos aplicadas várias vezes, mas as dos quatro elementos se nos aplicam sempre que se faça necessário; várias vezes, enfim. Aqueles que passam por essas provas, terão conquistado um estado interior apropriado para o despertar da Consciência. É, deste modo, um conjunto de características que não se pode perder. Como dissemos linhas acima, somente MORRENDO DE INSTANTE EM INSTANTE DE MOMENTO EM MOMENTO SERÁ POSSÍVEL CONQUISTAR UM ESTADO INTERIOR EQUILIBRADO E PASSAR POR TODAS ESSAS PROVAS.

 

PEQUENAS PROVAS

 

As Pequenas Provas, por incrível que pareça, são as mais difíceis de serem superadas. Nelas os Mestres da Loja Branca nos testam sobre tudo. Testam-nos o Orgulho, a Vaidade, a Luxúria, etc., etc., etc. Somos testados nos nossos pontos mais fracos, para que nos fortaleçamos interiormente. Somos provados nas mais diminutas questões. Até àqueles detalhes que nem nos damos conta, ou seja, até aos que nem imaginamos que sejam defeitos, a esses nos testam.

No maravilhoso Livro “A Águia Rebelde” do V. M. Rabolu, temos descrição de muitas dessas provas. É urgentíssimo que todo interessado nestes assuntos da Gnose se reportem aos livros dos Veneráveis Mestres Samael Aun Weor e Rabolu, pois ali está a palavra diretamente dita por Grandes Mestres da Loja Branca.

O discípulo que não passa em qualquer uma destas provas fica impedido de prosseguir em seu trabalho interior.

Somente com o trabalho intenso e verdadeiro com os TRÊS FATORES DE REVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA é possível que nos aceitem na Loja Branca. Somente com o trabalho intenso e verdadeiro com os TRÊS FATORES DE REVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA é possível que nos saimos bem nas provas Pré-Iniciáticas. Somente com o trabalho intenso e verdadeiro com os TRÊS FATORES DE REVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA é possível Despertar Positivamente a Kundalini, Serpente Ígnea de nossos mágicos poderes, Mãe Divina Adorada. Depois de despertada a Kundalini, somente se é possível progredir em Seu ascenso vértebra à vértebra, sucessivamente através da coluna do corpo físico, vital, astral, mental, causal, Búdico e Átmico, através de trabalho intenso e verdadeiro sobre nós mesmos.

 

Paz Inverencial

16 opiniões sobre “7 – A Iniciação e as Provas

Tiago castelo branco baltazar

Boa tarde, é possível um solteiro ( meu caso) despertar a kundalini?

Resposta
    gnose

    Não, não é possível. Abordamos o assunto no tema “Arcano”.

    Resposta
    Diogo

    Parcialmente é possível. Prática de solteiro se pode atingir metade do caminho.

    Resposta
      gnose

      olá, satisfação a todos …na verdade só se avança com eliminação dos egos… mas criação de corpos solares e ascenso da Kundalini, somente é possível com a Magia Sexual entre homem e mulher…

      Resposta
    ALBERTO MAGALHAES

    O KUNDALINI SÓ DESPERTA POR MEIO DO ARCANO AZF ENTRE HOMEM E MULHER CASADOS E LEGITIMAMENTE CONSTITUIDOS

    Resposta
    Cristiano

    A questão é que se está solteiro ou casado, o foco é sempre sobre si mesmo, o próprio venerável m samael, colocou que o solteiro pode sim começar seu trabalho interno e chegar até receber as iniciações de mistérios menores, a partir deste ponto precisa de parceira ou parceiro do sexo oposto dependendo se o neófito é homem ou mulher, então precisa das polaridades complementares pra ascender o fogo sagrado pra então receber as iniciações do fogo.

    E não devemos ficar tão preocupados com casamento nesse caminho, pois quando iniciamos um trabalho sobre si mesmos, somos assistidos pelos mestres da Loja Branca, e eles nos suprem tudo que necessitamos pra continuar o trabalho, onde nossos esforços já não são mais suficientes.. então é introduzido qualquer elemento pra complementar o caminho vertical.

    Paz ireverencial, namastê.

    Resposta
Tiago

Bom dia, sonhei com uma sereia ( na verdade era sereio), eu estava em um lugar acho q na mata, e em um certo lugar dessa mata saia uma corrente de água onde parecia um tobogã de uns 3 metros… Eu estava na parte de cima e quando vi o sereio desci na água para a parte de baixo escorregando, ele fez o mesmo e na hora eu comecei a subir de novo o “tobogã” pelo lado… Quando eu cheguei em cima ele disse, pronto até as 5:30, e apareceu do nada na parte de cima onde eu Tava, fiz posição com os 2 braços tipo como se eu fosse entrelaçar meus dedos das mãos com os dele… Aí eu acordei… Alguém pode me dizer algo sobre esse sonho? Obrigado com Deus ae.

Resposta
    gnose

    Deve ter haver com o arcano número 8 do tarot, que são duras provas, sofrimentos… o arcano 8 é a justiça: “significa Duras Provas, retidão, a justiça, o equilíbrio. Há que se buscar o bem, custe o que custar, pois os Mestres da Medicina quando tratam de algum enfermo que esteja morrendo, eles tentam salvá-lo porque essa é a Lei, eles cumprem com Fazer o Bem. No arcano 8, se encerram as provas iniciáticas.
    Axioma transcendente: “Edifica um altar em teu coração, mas não faça de teu coração um altar.””
    …o resto devem ser interpretações suas… é uma comunicação da Sua Mãe Divina para contigo…
    Paz Inverencial

    Resposta
Tiago

Quando vou ler uma carta do taro
Tem as siglas:
AM
AT = Axioma transcende
AV
EG
D
R
Qual o significado dessas outras siglas?
Desde já muito obrigado, com Deus ae.

Resposta
    Tiago

    *AT =Axioma transcendente

    Resposta
      gnose

      Olá, Tiago, seria interessante você conseguir o livro: ‘A Ioga dos Sonhos’ do VM Samael Aun Weor… acho que você encontra na internet… eu só tenho um exemplar antiquíssimo… pois, deste modo, há muitas outras informações interessantíssimas neste pequeno livro… abraço

      Resposta
        Tiago

        Obrigado pela resposta.

        Resposta
Alan

Alguem pode me explicar por que quando estou quase acordando consigo manipular meus chackras e logo em seguida estremeço e meu entrecelho fica sob uma pressão entao abro os olhos e vejo várias manchas na minha visao ?

Resposta
    gnose

    Infelizmente, não sei te dizer…

    Resposta
Neves

Boa noite! Tenho 15 anos, e tô encantado pela gnose prática. Mas tenho uma dúvida, se essas minhas reflexões sobre o ensinamento estão corretas, de acordo com o movimento gnóstico:
O grande diferencial, esse aspecto que chamam de “Revolucionário” da Gnose se comparada com outras religiões que também pregam o bem e a transformação da pessoa (evangélicos, espíritas, budistas, espiritualistas etc etc) seria que, ao invés de nas outras nós conseguirmos mudar à base de, com muita força de vontade, negar os maus hábitos (usar drogas, beber, fumar, xingar todo mundo, dizer “eu fiz isso, fiz aquilo” cheio de orgulho etc), já na gnose, nós não somente nos negamos, como eliminamos essas más vontades, pois tenho um exemplo de pessoa que mudou radicalmente a própria vida, meu tio quando entrou na igreja evangélica e se tornou pastor.. virou outro homem. Mas daria pra dizer então que ele pode até ter mudado aparentemente, mas dentro continuam as mesmas vontades de antigamente, provavelmente enfraquecidas mas ainda continuam..
Fora a questão sexual claro, que diferencia das demais e realmente, é muito importante.. ensina o sexo puro e usar a energia não só pro prazer carnal, mas pra evoluirmos de verdade.
Seria isso? Peço perdão pelo texto longo, de coração..

Resposta
    gnose

    Olá, Luccas… é isso mesmo… leia o curso, pois em certos momentos abordamos essa questão da eliminação e origem dos egos, bem como da diferença entre a mudança interior e a exterior… Evidentemente, e, não obstante, é bastante louvável e desejável todas as mudanças para melhor realizadas à base da mudança de hábitos e agregação de novas teorias mentais. Mas quando falamos em eliminação de defeitos, estamos falando em atingir a pureza da alma virginal original… ou seja, aqui não há nem teorias boas, nem más; não haverá hábitos bons ou maus por si mesmos… haverá apenas o certo na hora certa… e isso, amigo Luccas, somente Deus e a alma virginal, através Dele, saberão fazer…
    Há que se ressaltar que todas as religiões são importantes e um matiz de luz vinda do Pai. A gnose é apenas uma escola revolucionária, porque ensina a técnica de como se fazer as coisas para se chegar a se efetivar A Grande Obra e por isso, é apenas um adendo (ou deveria ser) a todas as Religiões de Luz.
    Paz, amigo Luccas.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.