Menu

1 – O que é Gnose. O que é o Movimento Gnóstico.

1 de março de 2016 - Fase A
1 – O que é Gnose. O que é o Movimento Gnóstico.

Tema nº. 1  –   O que é Gnose. O que é o Movimento Gnóstico.

1-1

Etimologicamente, o termo gnose deriva de um radical grego que significa, ao pé da letra, ‘conhecimento’; porém, aqui, esse significado se investe de um conteúdo um pouco mais profundo do qual é costumeiramente usado hoje em dia, como por exemplo, em palavras como diagnóstico; trata-se, portanto, do conhecimento interior de tipo superior.

Sócrates ao referir-se ao Real, àquilo que pertence ao mundo invisível… Jesus Cristo ao dizer “conheça a Verdade e ela vos libertará”; referiam-se a este tipo de Conhecimento de tipo Interior, intransferível e Superior; enfim, referiam-se à Sabedoria.

A matéria que trato nestas cinqüenta lições iniciais da fase A, bem como nas demais lições das próximas fases, é justamente sobre como se adquirir tal conhecimento da verdade, disso que não pertence ao tempo. Lições estas que adquiri gratuitamente e assim as repasso; mesmo porque, foram ensinadas nestes tempos de hoje abertamente pela moderna Gnose para quem quisesse ouvir.

Gnose é cem por cento prática.

Neste manual prático encontrarão, sobretudo, a maneira como cada qual poderá se melhorar internamente; já seja moralmente, intelectualmente, animicamente, espiritualmente e até mesmo fisicamente.

Urge ressaltar aqui: Essa é a grande pérola que o conhecimento gnóstico pode trazer a humanidade destes tempos modernos ora tão caóticos – o que realmente tem importância nestes estudos esotéricos é – a mudança radical que cada um poderá ter a oportunidade de realizar a partir de agora. Nos apossarmos de nós mesmos… de nossos processos psicológicos; tornarmo-nos pessoas melhores de instante em instante; tornarmo-nos pessoas mais cheias de amor e sabedoria de instante em instante.

Somente Deus não precisa mudar, pois já é perfeito. Nós necessitamos mudar e muito… Muitíssimo! Entretanto, é preciso saber como mudar. A mudança a que nos referimos não é uma mudança externa ou aparente, mas sim uma melhoria na nossa qualidade interior definitivamente.

Encontrarão, ainda, neste manual prático, as técnicas para se adentrar as demais dimensões da natureza e do cosmos, para que cada um passe a sondar a Verdade das coisas e os grandes mistérios sobre si mesmo; sobre o Ser; sobre a vida e a morte; sobre o Universo etc., com seus próprios olhos. Esse é um dos pontos mais relevantes da Gnose: aqui não se deve acreditar por acreditar em nada.  aqui não se segue ninguém. tudo que oferecemos são os meios para que as pessoas comprovem por si mesmas e em si mesmas todo o ensinamento.

Ao trilhar o caminho da sabedoria o Iniciando vai readquirindo, conseqüentemente, as faculdades perdidas da alma (clarividência; clariaudiência; poder de realizar viagem astral conscientemente etc.) de maneira natural. Isso capacita qualquer pessoa para fazer suas próprias investigações.

Enfim, aprenderão a se acercar cada vez mais de Deus, criando o amor verdadeiro por Ele e pelos nossos semelhantes.

Inevitavelmente, tudo isso trará benefícios não só individuais, mas também para toda a sociedade, tornando-a, deste modo, melhor. O estudo da Gnose promove, por simples conseqüência direta de um bom trabalho interior, o resgate dos princípios sociais, ora já tão claramente desgastados; isso se dá através da aprendizagem de como se viver retamente de dentro para fora e, desta maneira, sendo possível construir relações harmoniosas consigo mesmo e com os demais.

A Gnose é simplesmente uma escola. A Gnose, não obstante, é uma Escola completa. Podemos, deste modo, olhando este assunto sob esta ótica, classificar como escola de regeneração ao conjunto dos ensinamentos Gnósticos, posto que eles nos propiciarão um Ascenso ilimitado, de acordo com o desempenho de cada um, tendo como ponto de partida o estado interior em que nos encontramos hoje. Tal Ascensão, tal regeneração, para os revolucionários, no sentido mais íntegro da palavra, poderá os levar até o ponto de partida original do Ser: ‘Ao seio do Pai Celeste’; ao ‘religare‘; ao ‘Absoluto‘.

Há que se salientar aqui que essa categoria de Ensinamentos não é uma exclusividade dos ‘gnósticos’. O caminho secreto sempre foi ensinado nas verdadeiras Escolas Iniciáticas da Loja Branca através dos tempos.

Esse sacro ensinamento vem às vezes à tona, permanecendo outras vezes oculto. Portanto, é ministrado de maneira cíclica: dias e noites cósmicas. De acordo com os planos da Lei Divina.

É assim que surgem e desaparecem grandes Movimentos Esotéricos autênticos.

Lembremos que os Templos Egípcios, por exemplo, oficiaram por cerca de cinco mil anos. O Templo de Eleusis na Grécia, ministrou o Ensinamento por cerca de mil e quinhentos anos. Etc.

Não nos esqueçamos, ainda, dos Essênios, dos Cátaros, dos Alquimistas, dos Gnósticos Cristãos primitivos, dos Gnósticos dos tempos gregos etc. Todos grandes Movimentos que se ergueram sobre a face da Terra, para depois sucumbirem.

Porém, nem todas as lições que se recebeu ali, podiam ser reveladas. Há coisas secretas nestes estudos, que em mãos erradas em épocas inoportunas para a humanidade, podem servir de arma contra a própria Ordem Cósmica Divina, ou seja, pode ser usado pela Loja Negra contra a humanidade. E tais ensinamentos restritos, ao longo dos milênios, tem sido entregues diretamente de Mestres a discípulos secretamente, ou seja, de lábios a ouvidos, em momento oportuno, de acordo com o desenvolvimento de cada neófito.

Lembremos que no Egito antigo os candidatos a discípulo que entregassem displicentemente os Arcanos (os segredos) recebidos pelo Sacerdote do Templo eram penalizados com a morte. Interessante ainda rememorar que estes neófitos tinham que previamente passar por rigorosas provas pré-iniciáticas, onde lhes eram testados o caráter, a perseverança, a humildade e tudo o mais. Só então, aos que se mostrassem merecedores era permitido o ingresso ao Templo, e ali sendo, recebiam os misteriosos Arcanos. Assim também sucedia com os neófitos de Pitágoras, bem como com os de Eleusis, entre outros.

Lembremos, ainda, dos Herméticos, que vêm passando veladamente de mestres a discípulos seus ensinamentos secretos.

Todos estes Movimentos são e foram detentores das Chaves Secretas para se atingir a Verdadeira Sabedoria, não obstante, cada qual, tenham mantido (notem!) certas particularidades na maneira em as entregar à humanidade. Mas, no fundo, o Ensinamento sempre foi o mesmo, somente que era adaptado às circunstâncias de cultura e época pertinentes. Por outro lado, isso nos vêm demonstrar que há ensinamentos públicos, direcionados ao povo, e há ensinamentos restritos, direcionados ao avanço individual de cada Iniciando, particularmente.

TODAS AS RELIGIÕES DEVEM SER RESPEITADAS, pois todas elas descendem, em última instância, da única Religião Cósmica Solar, ou seja, são degraus à única Verdade, à Deus. Os Ensinamentos Gnósticos são um estudo aberto a todos aqueles que queiram chegar à iluminação; à ‘liberação final‘; em outros termos, à vida eterna, mediante Cristo; independentemente de que seja desta ou daquela religião, deste ou daquele credo.

De fato, não existe outra maneira para se chegar à Liberação Final que não seja através de Cristo. É por isso que se diz MOVIMENTO GNÓSTICO CRISTÃO UNIVERSAL.

Não é demais repetir: A Gnose não dá o conhecimento, mas apenas entrega as chaves para  se chegar a ele; o Modus Operand para se ‘Religar’ com a divindade, para que qualquer um possa realizar em si a grande obra.

Na atualidade, com a primeira edição de “o matrimônio perfeito“ em 1950, obra de V.M. Samael Aun Weor, o ‘Avatara da Nova Era de Aquário’, deu-se início as atividades do ‘Movimento Gnóstico Cristão Universal‘, surgindo, assim, mais uma vez o Ensinamento Sagrado, devidamente direcionado ao povo deste período tenebroso em que vivemos; porém, desta vez, podendo ser ensinado integralmente e abertamente a todos: homens, anjos e bestas! Pois é chegado o momento das grandes decisões. (Recordemos que estamos vivendo os tempos Apocalípticos e não há mais tempo a perder!)

Na noite de 24 de Dezembro de 1977 desencarna do V.M.Samael, não sem deixar todos os mapas do caminho registrados nas muitas obras que escreveu, sendo que em seus últimos cinco livros, sintetizou todo o ensinamento. São eles: “A Grande Rebelião”, “Tratado de Psicologia Revolucionária”, “As três Montanhas”, “Sim há inferno, Sim há diabo, Sim há karma” e “Mistério do Áureo Florescer” . Deixou, ainda, uma pessoa de consciência desperta e em certo grau avançado de Obra pessoal à frente do Movimento. Trata-se do V.M. Rabolu, de quem textualmente disse: “o V.M. Rabolu, como Juiz do Karma, tem poder absoluto para estabelecer a ordem onde quer que se faça necessário. Indubitavelmente o V.M. Rabolu deve derrubar muitos ídolos de argila e corrigir muitos erros”.

O grande mérito do V.M. Rabolu, durante o tempo em que esteve à frente do Movimento, foi o de acentuar na extensa obra deixada pelo V.M.  Samael aquilo que é revolucionário, ou seja, aquilo que pode nos conduzir à praticidade e, com isso, chegarmos de fato a adentrar o Caminho Secreto.

Ao V.M. Rabolu coube tirar qualidade da quantidade.

E assim o fez de maneira brilhante. Suas obras também são indispensáveis, entre as quais se destaca ‘A Águia Rebelde‘.

O temário que sigo aqui, que nunca foi editado, é o mesmo aprovado pelo Mestre Rabolu quando em vida, e era ensinado nas fileiras do Movimento Gnóstico em 1999.

Em 1999 desencarna o V.M. Rabolu. Há situação de dispersão e anarquia dentro do Movimento Gnóstico, pois diferentemente da anterior transição, o Mestre Rabolu não encontrou ninguém suficientemente desperto e avançado no Caminho Secreto para substituí-lo.

Não obstante, há hoje muitos falando em Gnose e ensinando Gnose. É um dever, pois, dos neófitos tornarem-se rapidamente conscientes de que o verdadeiro Mestre é Aquele que habita dentro de cada um de nós, ou seja, o nosso Pai Íntimo (pois cada um possui o seu). Nosso Real Ser aguarda ansiosamente que saibamos ouvi-lo e, ouvindo-o, possamos passar a fazer Sua Vontade.

Tudo o que falarmos aqui deve, antes de mais nada, ser confirmado e confrontado com a leitura dos livros dos Veneráveis Mestres Samael e Rabolu. A medida do possível tentaremos disponibilizar neste Site alguns endereço destes livros encontrados na Internet. Aquele que lê o livro de um Mestre é como se estive a receber deles diretamente o Ensinamento. Porém, tomem muito cuidado para não adquirirem versões adulteradas, pois esse é um empenho da Loja Negra: adulterar livros sagrados. Tentem, sempre, conseguir as versões dos livros editados pelo Movimento Gnóstico, até 1999.

Não nos olvidemos que uma coisa é ler todas as obras escritas de um Mestre; outra coisa completamente diferente é realizar em si A Grande Obra para se tornar um Mestre. O Caminho para a Iluminação é um trabalho individual longo e árduo, que exige diligência, paciência e constância. Assim disse o Buda.

Fico na esperança, pois, de que alguém que leia estas lições possa encontrar o Verdadeiro Caminho em si e juntar-se à Santa Igreja Gnóstica da Loja Branca nos Mundos Superiores por suas próprias pernas.

ADVERTÊNCIA: A essa altura sinto-me no dever de repassar aqui as últimas orientações deixadas pelo V.M. Rabolu pouco antes do seu desencarne. Dirigiu-se a toda humanidade. Disse ele que o neófito deve aprender prioritariamente a fazer viagem astral conscientemente e obter solidez e constância na arte de eliminar seus defeitos psicológicos. E assim que se tornar prático no desdobramento astral, estando conscientemente em astral, orar ao Pai Íntimo para que o leve à Santa Igreja Gnóstica da Loja Branca. É lá que se encontra a Autêntica Igreja Gnóstica: na quinta dimensão.

Aqui encontrarão nestas humildes lições, todas as técnicas para se sair em corpo astral conscientemente e como se eliminar o ego animal.

1-2

A Gnose é basicamente sustentada por quatro pilares: Ciência, Filosofia, Arte e Mística.

A Ciência esta perfeitamente representada pelo ‘desdobramento astral’ e pela alquimia. Como veremos, com estas ferramentas, se bem utilizadas é verdade, abrir-se-ão muitas portas que nos darão acesso a uma fonte inesgotável de conhecimento direto; tanto para o conhecimento dos nossos próprios processos iniciáticos individuais, quanto para a investigação de tudo o que se queira (desde que edificante) de forma profunda.

A alquimia é a grande ciência que possibilita ao homem renascer em si mesmo, mediante Cristo.

No ‘Ser ou não-ser’ está contida toda a Filosofia. Quem somos? – seremos o Ser – aquilo que realmente É – ou queiramos continuar a viver sobre as farsas do ‘não ser’ – a ilusão, o que realmente não tem importância; ou seja, as coisas da personalidade, da moda, do nascer, crescer, envelhecer e morrer… Será que queremos continuar cativos dos defeitos psicológicos, dos egos inumanos e bestiais que personificam o ‘mim mesmo’? Ou seremos a consciência divina conectada com o Íntimo através da intuição? De onde viemos, enfim? Para onde vamos? Aqui encontrará o neófito as respostas para as grandes questões, para as quais a atual humanidade não tem respostas. Esta é senda do auto-conhecimento; da auto-observação; da decapitação dos defeitos psicológicos: “homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.” – lia-se no pórtico de Delfos.

As grandes manifestações de beleza da alma e das verdades cósmicas é a matéria prima com que trabalha o artesão da Arte Régia. Ele trás para o mundo físico tudo o que vivenciou nos mundos internos. A Divina Comédia, as Pirâmides do Egito, a Esfinge, a Tabua Esmeralda etc. Aqui começam a ser despertados no homem os supra-sentidos ocultos, cuja sede é o coração tranquilo. Estas misteriosas e inquietantes obras de arte são as provas deixadas pelos grandes seres da existência do Caminho Secreto, dos mundos internos, do Inefável… enfim, indicadores da Senda a se seguir. Bálsamos de sentimentos divinais: Beethoven, Chopin… Somente será possível compreender a integralidade destas obras quando os fogos do coração estiverem bem despertos.

A Mística é o êxtase dos sábios, atingida através da Meditação no silêncio. O gnóstico não bebe bebidas alcoólicas ou usa drogas de espécie alguma, apenas “bebe o vinho da meditação na taça da perfeita concentração”. Esta é a senda por onde o iniciado começa a adentrar aos Mundos Internos, ao Mundo Místico. É nesta senda que o neófito inicia seu processo para conhecer a Deus por experiência direta, passando a ouvir e compreender, gradativamente, a Sua voz insonora.

A base do trabalho revolucionário que cada um deve realizar em si e sobre si mesmo, ou melhor diria, as armas para se enfrentar essa grande batalha, da qual este manual é tão somente o capacho da porta da rua, são os três fatores de revolução da consciência: o morrer, o nascer, e o sacrifício pela humanidade. Assim é como o iniciado conquistará ‘amor consciência’ e ‘vontade consciência’. Assim é como o iniciado se Auto-Realizará a fundo.

Os três fatores de revolução da consciência serão praticados desde o início da Grande Obra até aos pés de Deus…

Sem o trabalho com os Três Fatores de Revolução da Consciência toda a evolução espiritual fica estancada.

A seguir, nas próximas lições, detalharemos pormenorizadamente cada um destes fatores.

Por hora diremos que o fator Morrer está relacionado com a eliminação dos defeitos psicológicos inumanos e bestiais que caracterizam o mim mesmo, o ego da Psicologia.

Na Alquimia encerram-se os mistérios do Nascer em si mesmo. No fator ‘Nascer’ está o despertar do ‘fogo sagrado’ positivamente; o ascenso de Devi Kundalini, a Serpente Ígnea dos nossos mágicos poderes. É, também, no nascer que criamos nossos “Corpos de Bodas” da Alma.

O Sacrifício pela Humanidade (sacro-ofício), ou trabalho sagrado pela humanidade, é o que eu estou fazendo agora: entregando de graça e de maneira desinteressada o que aprendi deste mesmo modo.

Usando-se os termos Cristãos para nos referir aos Três Fatores de Revolução da Consciência, diremos: “negue-se a si mesmo (morrer), carregue a sua cruz (nascer) e siga-me (sacrifício pela humanidade)”.

 

Então, RECAPITULANDO:

 

GNOSE: do grego ‘gnosis’, conhecimento do tipo superior.

“Escola de Regeneração”

Movimento Gnóstico: surge em 1950 com a publicação do livro ‘O Matrimônio Perfeito’ pelo Avatar da nova era de aquário, V.M. Samael Aun Weor.

A Gnose é sustentada por quatro pilares: CIÊNCIA, FILOSOFIA, MÍSTICA E ARTE;

‘ NÃO Ser ’ são o egos ( defeitos psicológicos)

‘ Ser ’ (as razões de ser dioSer são o mesmo Ser)

A base da Gnose são os Três Fatores de Revolução da Consciência:

27 opiniões sobre “1 – O que é Gnose. O que é o Movimento Gnóstico.

Hailton José Martins Milagres

Gnose é um ensinamento maravilhoso.
Gostaria de saber mais sobre viagem astral.
Como desenvolver este dom; juntamente com a clarevidência.

Resposta
    gnose

    AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ TODAS AS TÉCNICAS. PORÉM, NESTES ASSUNTOS, TÉCNICA SÓ NÃO BASTA: É PRECISO PRATICAR COM REGULARIDADE E TER ‘MUITA PACIENCIA E TENACIDADE’
    PAZ A TODOS

    Resposta
    MV

    Quero saber mais. Quero aprender mais. Quero crescer mais.

    Resposta
    José Moraes

    Não tenho resposta, tenho perguntas

    Resposta
Luiz altair paz

quero conhecer as licoes passo a passo

Resposta
    gnose

    Fique a vontade. Bons estudos…

    Resposta
Lourival Coelho Neto

Estou interessado em aprender sobre viagem astral. Abraços!

Resposta
    gnose

    Olá, Lourival, aqui tem bastante material sobre o tema…
    Paz para você e para todos

    Resposta
vinicius souza nogueira

apos meu interesse surgir e eu ler este site , vejo q vou seguir este caminho

Resposta
    gnose

    É com imensa felicidade que recebemos seu relato.
    Paz Inverencial

    Resposta
edilson feliciano do O

Conheci o Gnosticismo no curso de Teologia e percebi a perola de grande valor. Hoje sou um sendeiro com muito amor.

Resposta
Evaristo Gimenez(Maguinho)

Se existe um tesouro no fim do arco iris este tesouro é a Gnosis,pois nos ensina a cuidarmos-de nosso corpo fisico e a mente para podermos ter uma conciencia mais livre,e assim percorrer o caminho da vertical eliminando nossos defeitos.que o criador nos abençoe.

Resposta
Evaristo Gimenez (Maguinho)

Se realmente existe um tesouro no fim do arco iris esse tesouro é a GNOSIS que nos proporciona adquirir mais conhecimento e sabedoria. Por isto é meun objetivo de fazer o CURSO DE GNOSIS;

Resposta
Walquiria De Freitas

Agradeço por deixar essa riqueza,
Recebo com amor. Vou me dedicar e com paciência e tenacidade.

Resposta
    gnose

    Paz Inverencial. Seja Bem vinda!

    Resposta
Luccas Jones

Amigo, eu me emociono lendo somente esta introdução.. conheci a verdadeira e prática gnose através do meu pai, e as vezes choro agradecendo à minha mãe Divina por ter recebido esse ensinamento nesta vida (tenho 15 anos), nestes tempos tão decadentes.. e vou porque vou, sem perder tempo com discussões e teorias.. julgando a si mesmo com ‘vara de ferro’ como diz o V.M Rabolu. Espero um dia te encontrar no astral camarada, você fez sua parte maravilhosamente e conscientemente botando as conferências da Nova Ordem neste site.. força e luz para ti.
Paz Inverencial

Resposta
Joice Lima

Grata!!

Resposta
Edilson

Boa tarde
Já estive no curso quando tinha as escolas físicas.
Cheguei ate a fase C.
O interessante do ensinamento uma vez que vc conhece, parece que vc é sempre cobrado.Sempre vem na cabeça o ensinamento.
Comecei a rever toda a literatura pois o tempo passa as vezes esquecemos de algumas coisa.

Resposta
    gnose

    Satisfação, amigo Edilson. Em mim sinto que o ego sempre quer parar. Ele é a própria inatividade. Assim, nós mesmos é quem devemos nos acostumar com a atividade no trabalho…e, sobretudo, amar o trabalho para que ele não se torne um fardo, mas sim a fonte de satisfação pessoal, liberdade e alegria… Abraço e Paz Inverencial

    Resposta
Izak maza

Muito bom esse site, nem acredito que encontrei isso , e como gurdjieff se sentiu ao encontrar a irmandade sarmoung, Deus abençoe quem nos Deu esse maravilhoso site paz e luz a todos que aqui estão.

Resposta
Carlos Márcio Strozzi

Obrigado pela oportunidade.

Resposta
NX

Olá, tenho 32 anos e há muitos anos que me interesso por este caminho, tenho tentado chegar a ele por mim mesmo.
Reconheço em muito do que aqui se desenvolve o meu próprio percurso de vida até ao momento. Não é a primeira vez que me cruzo com estes conhecimentos da escola Gnóstica, no entanto, vou tentar aprofundar tudo isto agora, talvez seja o momento certo de acrescentar este conhecimento à minha vida, mas não estou no nível de o ver como o caminho da salvação em si.
Gosto de ser livre e colher todo o conhecimento de forma livre, agradecendo por isso esta partilha. Obrigado.

Resposta
    gnose

    Felicitações, caro amigo. Fique a vontade para estudar o quanto quiser. De fato a salvação não está na Gnose, e nem a encontrará em lugar ou escola alguma… a salvação está em você mesmo… Paz Inverencial

    Resposta
Alexandre Carvalho da SILVEIRA

É um expressão de conhecimento, sendo que é preciso muita atenção.

Resposta
    gnose

    Sim… é preciso muita atenção para não sermos enganados pelo intelectualismo… tampouco pela outra forma de fanatismo em sentido oposto, que é a crença sega…

    Resposta
Marcio José Alves De Sousa

Sou um profundo conhecedor da antropologia. E admiro ainda mais a história, enfim o passado.

Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.